News

Esalqueano recebe prêmio em congresso na África do Sul

O doutorando do programa de Engenharia de Sistemas Agrícolas Henrique Boriolo Dias teve seu trabalho premiado no “91st South African Sugarcane Technologists’ Association Congress”, realizado em Durban, África do Sul, entre os dias 14 a 16 de agosto de 2018. O evento é um dos mais antigos e dos mais importantes da cana-de-açúcar no mundo.




O trabalho intitulado “Modelling sugarcane yields and reduced growth phenomenon under high input conditions in tropical Brazil” avaliou a interação entre variedades, ambiente e manejo visando explorar o potencial produtivo da referida cultura nas condições climáticas do Piauí, uma das fronteiras agrícolas do país com potencial de expansão da produção de alimentos e bioenergia. Algumas variedades atingiram produtividades no campo da ordem de 200 t/ha em apenas 8 meses de cultivo, mostrando como as condições climáticas dessa fronteira são favoráveis para cana-de-açúcar irrigada.

Além disso, o trabalho avaliou e melhorou o modelo de cana-de-açúcar da plataforma australiana de sistemas agrícolas APSIM, o qual é um dos mais importantes no setor canavieiro, para estimar a produtividade da cultura. O desempenho do modelo foi substancialmente melhorado em termos de interceptação da radiação solar e acúmulo de biomassa. Desse modo, as melhorias evitam superestimações da produtividade da cultura e agora permite que estudos, por exemplo, envolvendo irrigação, yield gap e mudanças climáticas sejam mais realistas no contexto da pesquisa científica, planejamento e tomada de decisão pelos usuários do modelo.

O trabalho foi orientado pelo professor Paulo Cesar Sentelhas do departamento de Engenharia de Biossistemas juntamente com a colaboração do pesquisador Geoff Inman-Bamber da James Cook University (Austrália) e da empresa Terracal Alimentos e Bioenergia. O aluno atualmente desenvolve parte do projeto de doutorado na referida universidade australiana, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP).


Crédito da foto: South African Sugarcane Technologists’ Associationogists’ Association


Informações sobre o evento: SASTA

Posts Recentes
Arquivo

Agrometeorologia Fácil

USP/ESALQ/LEB - Av. Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP - CEP 13418-900

Tel.: (19) 3429-4283  Fax (19) 3447-8571 - pcsentel.esalq@usp.br

© 2016 Agmfácil