News

Os pesquisadores Fabiani Bender e Paulo Sentelhas representam o Brasil no AgMIP7 em San Jose, Costa


Esta semana, o Brasil esteve bem representado no 7º Workshop Global da AgMIP (The Agricultural Model Intercomparison and Improvement Project). A Dra. Fabiani Bender e o Prof. Dr. Paulo Sentelhas, pesquisadores do Departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ/USP, apresentaram o trabalho de pesquisa "Impacts and Management Strategies under Climate Change on Maize yield in Brazil". O AgMIP7 foi realizado de 24 a 26 de abril de 2018, no Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) em San Jose, Costa Rica.

Segundo os autores da pesquisa, o clima é um dos fatores ambientais que impõe os maiores riscos para a atividade agrícola, sendo responsável pelas oscilações e frustrações das safras no Brasil. O trabalho visou avaliar os possíveis impactos e as estratégias de manejo do milho, no cenário de mudanças climáticas no Brasil. Para isso, utilizou-se modelos de simulação de culturas, que possibilitam estimar o crescimento, o desenvolvimento fenológico e a produtividade das culturas sob ampla gama de condições ambientais e de manejo, sendo, portanto, ferramentas eficientes para esse tipo de estudo. A parceria e o local do IICA ofereceu uma excelente oportunidade para o intercâmbio sinérgico de sistemas e resultados agrícolas, prestando um grande apoio na melhoria da produtividade e competitividade do setor agropecuário. O programa ofereceu interessantes resultados de pesquisa inovadoras, bem como sessões de trabalho para organizar pesquisas e aplicações de modelagem agrícola que abordam os principais desafios articulados pelos tomadores de decisões agrícolas.

O objetivo do Workshop foi demonstrar como o AgMIP pode ajudar a enfrentar os principais desafios globais e nacionais, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o planejamento de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O evento pretende também convocar a comunidade de modelagem agrícola e compartilhar a visão AgMIP, suas últimas descobertas, atividades e áreas de foco; e identificar oportunidades para os principais esforços conduzidos pelos interessados, ​​relacionados a ferramentas de próxima geração, avaliações coordenadas globais e regionais e sistemas de agricultura sustentável.

Essas metas estão sendo realizadas por meio de três pilares principais do Workshop: 1) Envolvimento com a Comunidade; 2) Modelagem de Sistemas de Agricultura Sustentável; 2) Dados, modelos, ferramentas e conhecimento da próxima geração.


Para maiores informações, acesse o site do evento: http://www.agmip.org/agmip7-global-workshop


Fonte: http://www.leb.esalq.usp.br

Créditos da foto: AgMIP7

Posts Recentes
Arquivo

Agrometeorologia Fácil

USP/ESALQ/LEB - Av. Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP - CEP 13418-900

Tel.: (19) 3429-4283  Fax (19) 3447-8571 - pcsentel.esalq@usp.br

© 2016 Agmfácil