News

Aluno de pós-graduação do LEB ganha prêmio Top Ciência BASF 2017 na área de Agrometeorologia


O aluno de doutorado do PPG em Engenharia de Sistemas Agrícolas, Henrique Boriolo Dias, ganhou nesta última quarta-feira o prêmio Top Ciência 2017 da BASF, com o melhor trabalho na área de Agrometeorologia.

O estudo, orientado pelo Prof. Paulo Cesar Sentelhas do LEB, teve como título “Risco de ocorrência da podridão floral dos citros nas diferentes fases do fenômeno El Niño-Oscilação Sul” e abordou como a variabilidade climática provocada pelos eventos do El Niño, La Niña e Neutros, afetam a ocorrência dessa doença nos estados de São Paulo e Paraná. A pesquisa se baseou em uma outra publicação do Grupo de Pesquisas em Agrometeorologia da ESALQ, no International Journal of Biometeorology (Soares-Coletti et al., 2016), em que o risco da doença foi determinado pela integração de um modelo fenológico para o florescimento dos citros com o modelo de incidência da doença, ambos em função das condições de temperatura (graus-dia) e chuva.

O Top Ciência da BASF aconteceu entre os dias 15 e 16 de agosto de 2017, em Campinas, SP. É um evento bienal que tem por objetivo integrar as universidades/institutos de pesquisa com a indústria, consultores e produtores por meio da discussão de tópicos relevantes na agricultura nacional e da divulgação de trabalhos científicos que englobem produção vegetal e proteção de cultivos. Esta é uma iniciativa realizada pela BASF há mais de 10 anos, e que prioriza o conceito de cocriação e inovação aberta, fomentando o desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria com instituições de pesquisa e especialistas.

Henrique Boriolo Dias é aluno de doutorado do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas da ESALQ/USP, e desenvolve suas pesquisas no Departamento de Engenharia de Biossistemas.


Fonte: http://www.leb.esalq.usp.br


Posts Recentes
Arquivo

Agrometeorologia Fácil

USP/ESALQ/LEB - Av. Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP - CEP 13418-900

Tel.: (19) 3429-4283  Fax (19) 3447-8571 - pcsentel.esalq@usp.br

© 2016 Agmfácil